"Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar." (Sócrates)

terça-feira, 5 de junho de 2012

Atividade3: Como vocês desenvolveram um estudo de caso, acho bom entendermos o porque disso tudo.

Então, proponho que vocês busquem o conceito de uma pesquisa do tipo estudo de caso, e criem um texto objetivo correlacionando a importância de realizar um estudo de caso e a formação acadêmica de vocês.

RESPOSTA
Os autores Boisjoly & DeMichiell (1994)  apud Tellis denominam o estudo de caso como aprendizagem ativa, isso nos remete a dizer que através desse método de pesquisa alicerçamos nossos conhecimento teóricos e colocamos em prática ao observamos como acontece toda as fases de assistência, desde o diagnóstico, até a forma de avaliação pós-tratamento. Já o autor Tellis (1997) complementa afirmando que o estudo de caso pode ser visto para satisfazer os três princípios básicos do método qualitativo: descrever, compreender e explicar.
Focando para o campo da enfermagem o estudo de caso é utilizado como artifício visando investigar particularmente a situação clínica de cada paciente, proporcionando um aprendizado significativo quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos pelos fatores predominante de cada patologia.
 É um método adequado quando almejamos definir os tópicos de averiguação que responde aos estímulos do meio ambiente interno e externo, diferenciados pelas formas focais, contextuais e residuais, o que faz nós profissionais de saúde condicionar manejos de adaptações de vida referente aos condicionantes existentes nas diversas patologias, promovendo uma assistência preeminente.
Um estudo de caso tem como base as características do fenômeno em estudo associada ao processo da coleta de dados e análise dos mesmos, sendo realizadas através das investigações relacionadas entre o fenômeno em estudo e o contexto em que ele ocorre, a fim de observar e identificar as circunstâncias provindas que não são claramente evidenciadas. O que faz nós estudantes de enfermagem visualizarmos a associação entre as co-morbidades existentes em um mesmo paciente, correlacionando os inúmeros conhecimentos de diversas correntes e teorias de aprendizagem, no decorrer de uma formação acadêmica, contribuindo para que sejamos profissionais  atuantes e qualificados no campo da enfermagem.   
Referência:
TELLIS, W. Introduction to case study, 1997. Disponível em: <www.nova.edu/ssss/QR/QR3-2/tellis1.html>. acesso em maio de 2012